Como aliviar os pés inchados durante a gestação com um escalda-pés

Você já fez um escalda-pés? Pois deveria. Um escalda-pés é como um abraço quentinho na alma. Um carinho suave depois daquele dia agitado, um momento de experimentar sensações diferentes no meio da rotina.

E gestantes podem e devem abusar dessa ferramenta! A água quente relaxa e alivia dores, o sal ajuda a desinchar, ervas e óleos essenciais trazem benefícios diversos.

Esse lindão aí da foto (registrado pela Ivete Siqueira) eu fiz em um chá de bênçãos. A mãe e a sogra da gestante colocaram as gérberas e as ervas secas, as amigas presentes derramaram pétalas de rosas e desejos para o parto e o bebê que chegará. Mas você pode fazer sozinha, é bem simples!

Em uma bacia funda, de preferência que a água cubra até os seus tornozelos, coloque umas bolinhas de gude (elas fazem uma deliciosa massagem!) e um punhado de sal grosso – 1 ou 2 colheres de sopa.

Acrescente um pouco de ervas que você gosta, como manjericão, alecrim (não use se tiver hipertensão), camomila, lavanda. Podem ser frescas ou secas.

Misture 10 gotas de óleos essenciais da sua preferência em duas colheres de sopa de óleo vegetal de boa qualidade (amêndoas, semente de uva, côco, ou até mesmo azeite extra virgem). Lavanda, gerânio, hortelã pimenta e laranja doce são maravilhosos na gestação (apenas a partir do segundo trimestre!).

parto.infoparto.info - mais de 60 links (textos e vídeos) com informação de qualidade sobre gestação, trabalho de parto, pós-parto e amamentação. Tudo em um só PDF. E o download é gratuito!

Derrame essa misturinha na bacia e coloque água bem quente, uns 2,5 litros. Misture um pouco de água fria para temperar e coloque os pés na bacia. A água tem que ser o mais quente possível, mas cuidado para não se queimar!

Deixe os pés na água até ela ficar morna-quase-fria. Se tiver alguém pra fazer uma massagem nos seus pés, melhor ainda! Se estiver frio, coloque uma coberta nas pernas pra manter o calor.

Na hora de tirar os pés, lave com água morna na bacia mesmo, seque os pés e calce uma meia quentinha. Não deixe os pés no chão. Se possível, faça o escalda-pés logo antes de deitar!

Gostou da ideia? Espero que te ajude a relaxar!

Você pode aliar o escalda-pés a uma massagem relaxante antes. Converse comigo, vamos agendar! Clique no ícone verde ao lado e me chama no WhatsApp.

 

Rina Noronha

Sou doula de parto e pós-parto, além de consultora em aleitamento materno. Também atuo com aromaterapia, massagem terapêutica para mulheres, organização de enxoval e quarto de bebê. Se quiser conversar, estou à disposição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×