Vou te contar um segredo: amamentar não é automático.
Não é porque a mulher tem peitos e produz leite que vai ser só colocar o bebê ali e pronto, ele vai mamar. Bebês não nascem sabendo mamar e as mulheres não sabem amamentar só porque se tornaram mães.
É peito, boca, língua, gengiva, mamilo, aréola, muita informação pra começar. O encaixe tá longe de ser automático e com isso alguns problemas podem acontecer, é comum. Mamilo sensível, fissurado, machucado…
Mas, acredite: passa.
E com o tempo, você que tá aí na luta pela amamentação vai até conseguir dormir enquanto amamenta. Igual a mim nessa foto. Largada no sofá, com a bebê plugadinha…
Passa. Mas pra aguentar a barra até ela passar é preciso ter informação e apoio.
Esse apoio vem de dentro de casa, do companheiro ou da companheira. Da mãe, do pai, da sogra e do sogro, dos tios, primos, das amigas já passaram por isso e até das que nem sonham com a maternidade.
Ser apoio significa saber do desejo que a mãe tem em amamentar e oferecer o que ela precisa pra alcançar isso.
Às vezes é só sentar junto e segurar a mão durante aquela mamada dolorida. Ou então levar umas marmitas congeladas pra que a puérpera não precise se preocupar com isso, ou até mesmo deixar o prato do almoço prontinho na geladeira, já com tudo picado, e aí na hora da fome a mãe pode ir lá com o bebê no colo e, com uma mão só, esquentar no micro-ondas e comer.
Ser apoio significa acreditar naquela dupla mãe e bebê. E ajudar a não desistir.
É mostrar onde tem um banco de leite ou indicar uma consultora de amamentação pra um olhar externo e técnico da situação. É também aceitar ficar com o bebê e não oferecer chupeta nem mamadeira porque a mãe quer assim.
Apoiar a amamentação é, acima de tudo, respeitar e cuidar da mãe, para que ela consiga cuidar do seu bebê inteira.
E amamentar deitada é muito bom! Seu dia de amamentação tranquila (e em qualquer posição e lugar) vai chegar!
Semana Mundial da Amamentação
Eu dividi esse texto com quem me acompanha no Facebook e no Instagram para celebrar a SMAM – Semana Mundial da Amamentação, organizada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação) desde 1992. O objetivo é dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.
A SMAM é comemorada na primeira semana do mês de Agosto, que leva o apelido de Agosto Dourado, em referência ao padrão ouro, pela qualidade do leite materno.
Este ano o tema é “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e para o futuro”.
E o que você tem feito para ajudar a amamentação de uma dupla mãe-bebê? O que você pode fazer?