Acompanhamento da gestante durante todo o trabalho de parto. Preparação para o parto: normal ou cesárea? Que tipo de informação você tem para basear a sua escolha? Qual a melhor opção para você?
Agende uma consultoria comigo!
Quer entender melhor para que serve uma doula? Esse vídeo lindo, produzido pela Kátia Ribeiro e apresentado no #siadoula2017, mostra um pouco do trabalho da doula durante o trabalho de parto.
Doulas em um parto natural humanizado
Ter um parto normal é ao mesmo tempo simples e complicado.
É simples porque o parto “acontece”. E sim, existem exceções, casos em que a cesárea é indicada, salva mãe e bebê. Uma cesárea bem indicada é, literalmente, vida!
A parte complicada é o conseguir chegar ao final da gestação e ter um parto normal. Porque são tantas indicações de cesáreas desnecessárias, erradas, que não tá no gibi. Sem contar a questão financeira, né. Um parto com respeito, em que a gestante receba informações corretas, seja bem orientada, pode custar caro. Às vezes mais só que a cesárea não indicada pelo médico tão legal, mas desonesto.
Ainda bem que hoje temos boas opções de parto normal, em muitas cidades. Uma doula pode te ajudar a encontrar o caminho das pedras, te oferecer informação clara, precisa e correta.
Esta é a nossa principal tarefa: oferecer suporte físico e emocional à gestante, num processo que começa bem antes do trabalho de parto. São necessários encontros preparatórios para que o casal tenha confiança e empatia com a profissional no momento do parto. É quando conversamos longamente sobre as dúvidas e explicações de todas as etapas, elaborando um plano de parto e pensando inclusive nos desafios que virão depois do nascimento do bebê.
Durante o parto, a doula está sempre ao lado, encontrando as melhores formas de aliviar dores e informando todos os procedimentos que podem ser realizados. É importantíssimo lembrar: doula não é parteira, nem enfermeira. Não faz qualquer procedimento médico, nem receita medicamentos.